Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, April 22, 2010

PALERMO OU PALERMOS (Por Hostel Buenos Aires)


Há 20 anos, para os portenhos só existia um palermo. Esse bairro tranqüilo, boêmio, cheio de árvores e alguns cafés tradicionais. Mais em meio dos anos 90, uma multiplicação de bares, restaurantes, lojas de roupa e desenho, começaram modificar o perfil do bairro. O marketing fez o demais e pronto Palermo, o que cantava Gardel, o que lembraba na sua poesia Borges, se fragmentou em múltiplos Palermos.

Primeiro, em torno à Praça Cortazar (Praça Serrano, segundo é conhecida popularmente), alí nasceu o Palermo Soho (uma homenagem ao bairro boêmio de Manhattan). Logo, crozando a Avenida Juan B. Justo para o vizinho bairro de Belgrano, nasceu o Palermo Hollywood (uma área mais fashion que homenageava a meca do cinema). Quens resistian estas novas tendências lingüísticas refugiram-se, paradoxalmente, criando uma nova classificação: Palermo Viejo (o Palermo Velho), na área perta da Rua Paraguay e para o bairro de Villa Crespo.

Mais tarde, chegaram tentativas frustradas como o Palermo Village (para Villa Crespo, ao norte, perto da esquina de Juan B. Justo e Corrientes); o resgate de velhas classificações que nunca se pretenderam oficiais como a Villa Freud (área perta da Praça Guadalupe, aonde moravam uma boa quantidade de psicoanalistas); e a recente proposta de um grupo de torcedores do Boca Juniors para homenagear ao seu máximo goleador histórico Martín Palermo, com uma seção do bairro que se chamaría o Palermo Martin.

Com seções ou não, classificações mais ou menos, Palermo é um dos bairros mais tradicionais e bonitos da nossa cidade. Palermo ou Palermos, da na mesma, o importante é conhecé-lo.

No comments: