Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, November 1, 2012

UM QUARTO MUITO ESPECIAL



O quarto onde o poeta e escritor espanhol Federico Garcia Lorca se alojou quando esteve em Buenos Aires, em 1933, tem sido convertido em quarto-museu. O mítico quarto 704 do Hotel Castelar (Avenida de Mayo 1152) foi redesenhado e decorado no estilo da época e oferece um cronograma de visitas possíveis para os amantes da história e a literatura. Hostel Colonial te conta o que você pode ver lá.

O quarto onde Lorca ficou é pequeno. Ele só pensava passar por Buenos Aires, caminho para o Chile onde visitaria ao seu amigo Pablo Neruda. Na estadia, decidiu visitar o Teatro Avenida, perto do Hotel, para ver a estreia de uma obra própria: Bodas de Sangre (Bodas de Sangue). Nesses poucos dias, ele se namorou da cidade, do ritmo e a boemia de uma Buenos Aires recém-convertida em metrópole. Ficou quase um ano inteiro.

O quarto 704 tem a mesma cama de ferro, a escrivaninha que ainda conserva um desenho dele, e um periódico que retrata a maior dor e preocupação do artista nesse tempo: a Guerra Civil da Espanha. A visita também inclui fotos e textos que acompanham o recorrido no corredor do sétimo chão: estes contem a história do escritor e algumas das suas cartas manuscritas da época.

Entre estas últimas, se pode ler: “Buenos Aires tem algo vivo e pessoal; algo cheio de um dramático latido. Eu sei que existe uma nostalgia da Argentina da qual não queiro me liberar”. 

No comments: