Thursday, February 25, 2010
TRÊS LUGARES PARA LEMBRAR DE BORGES (Por Hostel Buenos Aires)
O grande escritor argentino Jorge Luis Borges teve mais dez residências diferentes na cidade de Buenos Aires. Contudo, algumas foram mais significativas. A casa aonde nasceu, a que marcou sua vida de escritor e aparece recorrentemente nas suas histórias, a que ficou para a posteridade. Hostel Colonial te propõe um percurso por três lugares chave na vida do poeta e escritor cuja vida estará sempre associada à nossa cidade.
Tucumán 840: só três ruas de distância há entre o Hostel e a casa aonde Borges nasceu. Uma típica casa portenha de fins do século XIX, com pátio e algibe, dois elementos decisivos na sua poesia. Pertencia aos avós maternos do escritor e, atrás da sua partida para o bairro de Palermo, foi alugada e depois vendida. Atualmente, nesse lugar funciona a Associação Cristã Feminina e o restaurante “El Poeta”.
Borges 2135 (Antiga Rua Serrano): na rua palermitana antigamente chamada de Serrano -e que hoje leva o nome do escritor- decorreu a sua infância. Aqui começou a relação de Borges com a literatura. Era a casa da sua avó inglesa Fanny, uma verdadeira quinta nesse tempo no que eram os arredores da cidade. Mais tarde, se mudou a uma casa estilo art nouveau ao lado, em Serrano 2147. As referências ao bairro e suas histórias são uma parte fundamental da obra de Borges. Atualmente não existem as moradias nem as numerações originais, mas a (hoje) chamada de Rua Borges entre Guatemala e Paraguay segue alojando, segundo o mesmo escritor o descrevera, “a fundação mítica de Buenos Aires”.
Anchorena 1672: sua estada nesta casa foi breve, em 1938, quando faleceu seu pai, ele muda para aqui com a sua mãe, sua irmã e seu cunhado. Atualmente, a casa e a sede da “Fundação Internacional Jorge Luis Borges”, que administra a viúva e colaboradora do escritor, María Kodama. Na Fundação, ademais de poder conhecer mais sobre a vida do poeta portenho, organizam-se cursos, conferências e shows.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment