Thursday, May 6, 2010
A RENOVAÇÃO DO TANGO (Por Hostel Buenos Aires)
A contemporaneidade do tango, não está só feita do tango eletrônico. Quasi ao mesmo tempo que a famosa fusão que começaram Gotan Project e Bajo Fondo Tango Club, surgiu em Buenos Aires uma corrente que renovava o tango tradicional. O objetivo destes grupos era manter os instrumentos e ritmos originais, com mínimas variações, mais renovando as letras, falando dos temas modernos e apelando à cultura popular.
Hoje, este movimento alternativo do tango, mais perto do bairro menos mainstream, move milhares de jovens seguidores que cresceram escutando tango e hoje podem se apropriar de essa nova poesía, como um reflexo da sua realidade. Três agropações marcam a vanguarda desta renovação do tango popular: a Orquesta Típica Fernández Fierro, La Guardia Hereje e La Chicana. Além de muitas outras que vem crescendo e se somando ao movimento.
A Fernández Fierro conta com o CAFF (Clube Atlético Fernández Fierro), centro ótimo para suas presentações ao vivo e lugar de criação e convivência da bohemia tanguera. São o grupo mais massivo e um dos que marcaram o caminho em termos de renovação. Têm 6 discos gravados e um público fiel. La Guardia Hereje está em processo de reconstrução após da morte do seu cantor e compositor no fim do ano passado. Este quarteto de tango crioulo tem destacado no cenário pelas suas letras entre cómicas e emotivas que tem captado a atenção do público. La Chicana, formado em 1995, retoma o tango tradicional e o mixtura com elementos contemporâneos, próximos ao rock. Têm 4 discos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment