Thursday, July 22, 2010
O QUE É O ROCK NACIONAL? (Por Hostel Buenos Aires)
Nas rádios, nos recitales, entre grupos de argentinos, o termo “rock nacional” supõe algo que para o turista pode ser completamente estranho. O Rock Nacional, com maiúsculas, é o rock em espanhol que começou gestar por imitação do rock estadunidense e britânico, nos fins dos anos 60 em Buenos Aires. Esse rock, o Rock Nacional, foi o primeiro rock em espanhol do mundo e tem mantido por anos uma marca particular, reconhecida na Latino-América toda.
Um poquinho por imitação, outro poquinho pelas condições similares de vida, a juventude portenha dos fins dos anos 60, decidiu fazer rock. As primeras agrupações cantavam num duvidoso inglês (melhor chamado de fonética, cantando a pronúncia), até que um jovem chamado Lito Nebbia escreveu num Bar do bairro de Once, nas esquinas das Avenidas Rivadavia e Jujuy (La Perla), o que sería o primeiro hino do rock local: La Balsa (A Balsa).
Essa canção, que alguns liam como uma metáfora do consumo da maconha, foi o primeiro sucesso da banda “Los Gatos”, o primeiro grupo de rock 100% argentino. Em paralelo, outro grupo chamado “Almendra” (Amêndoa) se consolidou como o mais revolucionário da época. Seu principal compositor Luis Alberto Spinetta, sería a primeira grande figura do rock local. Ambos artistas continuam até hoje alimentando o som jovem de Buenos Aires.
Ademais dos mencionados, entre os solitas e bandas que tem construido o rock argentino se encontram: Pescado Rabioso, Charly García, Gustavo Cerati, Andrés Calamaro, Celeste Carballo, Pappo, León Gieco, Fito Páez, Sui Generis, Serú Girán, Soda Stereo, Miguel Mateos, Los Violadores, Virus, Sumo, Patricio Rey y sus Redonditos de Ricota, Los Fabulosos Cadillacs, Attaque 77, Los Pericos, La Renga, Bersuit Vergarabat e Los Piojos. O Rock Nacional é a preferência de muitos jovens e há tempo que marca a vida portenha tanto como o tango.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment