Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, January 13, 2011

LEMBRANDO-SE DO GARDEL (Por Hostel Buenos Aires)


Buenos Aires propõe um verão cheio de Gardel. As homenagens para o grande cantor argentino nunca param e, por isso, agora o Museu Casa Carlos Gardel (Jean Jaures 735, bairro do Abasto) oferece a exibição “Tango, 1910”. Até fins do fevereiro, uma amostra que cativou milhares de visitantes durante o passado ano 2010 e que continua deslumbrando. O tango, suas origens e a figura simbólica do Gardel.

Na particular casa onde morou Gardel e a sua mãe, está localizada esta exibição que toma o tango como uma expressão artística que responde a um processo histórico concreto de mestiçagem cultural da povoação rio-platense imigratória. Processo que reconfigurou a sociedade a partir das ultimas décadas do século XIX. Tango 1910 tenta mostrar ao tango como um reflexo da cosmovisão da época.

A exibição tenta dar conta da incipiente popularidade da música cidadã. Os selos discográficos Columbia, Victor e Nacional Era, que a distribuíam; o florescimento de inúmeras imprensas e editoriais que cobrem a cidade toda com partituras e a aparição dos primeiros músicos e compositores (Bardi, Espósito, Medizabal, Arolas, Villoldo) que hoje são marcas inconfundíveis da guarda velha.

No meio desta explosão, a figura do Gardel, verdadeiro selo e símbolo do tango a nível mundial. O Museu conta com visitas com guia as segundas, quartas e sextas-feiras a 1PM e os sábados, domingos e feriados as 1PM, 3PM y 5PM. Quem o visite nestes meses de verão, também poderá desfrutar de alguns dos seus filmes, onde se aprecia toda sua habilidade como ator e músico.

No comments: