Thursday, May 26, 2011
PETTORUTI, NOSSO GRANDE PINTOR NO MALBA
Desde amanhã 27 de maio e até 27 de junho, um dos maiores pintores de começos do século passado, Emilio Pettoruti, estará no Museu de Arte Latino Americano (MALBA, Avenida Figueroa Alcorta 3415). Abarcando os primeiros trabalhos do grande pintor argentino, a exibição leva o nome “Pettoruti e a arte abstrata. 1914-1949”. Imperdível para os amantes da arte e da pintura.
A seleção inclui 37 obras realizadas pelo artista durante a primeira metade do século XX. A proposta é repensar a relação de Pettoruti com a arte abstrata, iniludível para compreender a maior parte da sua produção artística. Exibem-se colagens, óleos e aquarelas, realizados pelo artista entre 1914 e 1949, período que abarca seus primeiros anos na Itália, seu regresso à Argentina e suas posteriores viagens pela Europa antes de se instalar em Paris.
Nascido na Argentina, boa parte da formação artística de Pettoruti teve lugar na Europa. Ali foi fervente admirador das vanguardas artísticas nascentes e, na sua primeira obra, se vê a influência do futurismo e, mais tarde, do cubismo. No seu regresso para a Argentina, foi precursor da vanguarda plástica junto a Xul Solar. Recebeu muitas críticas do público local que só tinha contato com a pintura tradicional e, como todo gênio, o reconhecimento chegou muitos anos após disso.
Esta exibição é a oportunidade de conhecer sua primeira produção, marcada pela influência da vanguarda e menos conhecida que suas últimas obras, onde desenvolveu esse estilo próprio e reconhecido. As obras que integram a exibição provem de coleções particulares e de coleções públicas como aquelas do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires e o Museu de Artes Plásticas “Eduardo Sívori” de Buenos Aires, entre outras.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment