Thursday, June 30, 2011
CAFFERATA: UM BAIRRO ESPECIAL
Buenos Aires está lotado de pequenos bairros que vivem dentro dos bairros oficiais. São zonas de pertencia ou com características culturais, gastronômicas ou arquitetônicas especiais que os diferenciam. Um deles, muito identificado com o tango e com o espírito de arraial é o Bairro Cafferata, dentro do bairro oficial de Parque Chacabuco. Um destino pouco tradicional para o turismo que vale a pena conhecer.
Perto do grande Parque Chacabuco, que nomeia o bairro e que é uma das maiores áreas verdes da cidade, se encontra o Cafferata. Seu nome se deve ao deputado que criou a lei que promovia a construção de bairros de casas econômicas para obreiros nos anos 20 do século passado. Entre as ruas Asamblea, José Maria Moreno, Estrada e Riglos se encontram estas casas paradas no tempo.
161 vivendas individuais que se terminaram de construir há exatamente 90 anos, em junho de 1921. Casas individuais e casas gêmeas de estilo inglês, que têm sido conservadas e hoje mantêm o espírito único do bairro. Belas construções que tem tomado diferentes formas e cores através dos anos, sem perder seu desenho de base (de dois andares e um pequeno jardim).
Poucos anos depois da construção, Carlos Gardel gravou o tango “Ventanita de arrabal” (Janelinha do arraial), inspirado na mágica do bairro. Um passeio entre as ruas do Cafferata devolve uma paisagem de tranqüilidade típica dos bairros portenhos. Muito perto, o grande Parque Chacabuco é outra boa opção para recorrer. O jeito mais rápido de chegar ao bairro é com o metrô, linha E, estação Emilio Mitre.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment