Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, February 16, 2012

UMA ESTÁTUA CURIOSA


Buenos Aires é uma cidade lotada de curiosidades. Em cada rincão a gente pode encontrar esses detalhes que a fazem única e especial. No Parque 3 de Febrero, sobre a Avenida del Libertador (na esquina com a Avenida Sarmiento), está uma dessas raridades urbanas: a estátua do Capuchinho Vermelho. Sim, uma estátua dedicada ao tradicional personagem do escritor francês Perrault.

Ainda mais curioso é que não é a única estátua do Capuchinho no mundo, também há exemplares na Austrália, na Alemanha, na Rússia e na Espanha. A versão argentina pertence ao escultor francês Jean Carlus e conta com a infalível companhia do Lobo Mau. O nome original é “Le petit chaperon rouge”, mais é popularmente conhecida como a estátua do Capuchinho Vermelho.

A estátua foi adquirida pelo Governo da Cidade de Buenos Aires em 1937 e se localizou na Plaza Lavalle (em Rua Libertad, na fronte do Teatro Colón) até 1972. Logo, foi trasladada ao parque atual e retirada em 2009 para sua restauração. Com o regresso da orelha perdida do Lobo Mau e uma polida completa, o Capuchinho voltou em outubro de 2010 para Plaza Sicília.

Um falso mito urbano dizia que a estátua tinha estado localizada nas Barrancas do bairro de Belgrano e que foi removida dali logo que uma menina que brincava perto da estátua morreu quando caiu e golpeou a sua cabeça contra o Capuchinho. Ninguém sabe por que se inventou tal história, mais ela só colabora à mágica da estátua.

No comments: