Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, April 24, 2012

HISTÓRIA DO TRÂMUEI DE BUENOS AIRES



Na atualidade, quase não há trâmueis circulando pela cidade, mais no fim do século XIX e começo do século XX, estes transportes definiram a transformação de Buenos Aires na megalópole que hoje conhecemos. Hostel Colonial te traz uma breve história do trâmuei e também te conta as opções que você tem ainda hoje para viajar de trâmuei na cidade.

Os primeiros trâmueis apareceram no ano 1863: eram pensados como complementos do trem e levados por cavalos. Buenos Aires quase não possuía um sistema de transporte público por esses anos. O primeiro recorrido unia a estação de trem de Retiro e a Plaza de Mayo. Logo veio a que unia a outra grande estação terminal, Constitución, com a mesma praça do Centro portenho.

Só 15 anos depois, os trâmueis cobriam a cidade inteira. Duas grandes companhias tinham o serviço: “Tramway Anglo Argentino” e a “Cia. Ciudad de Buenos Aires”. Por 1880, Buenos Aires era conhecida como “A cidade dos trâmueis”. Recém em 1896 chegou o trâmuei elétrico e com este a grande expansão do serviço. O máximo apogeu da rede foi em 1920: 875 km de vias, 3.000 carros e 12.000 empregados.

O que marcou o fim do trâmuei foi a aparição do serviço de metrô em 1912. Houve um ressurgimento nos começos dos anos 60 do século passado, mais em 1961, o sistema foi eliminado pelo déficit comercial. Hoje, você pode viajar num carro clássico no bairro de Caballito que conserva o passeio chamado de “O Trâmuei Histórico”. Também há um trâmuei moderno com quatro estações em Puerto Madero.

No comments: