Tuesday, December 21, 2010
GRANDES OBRAS ESCONDIDAS (Por Hostel Buenos Aires)
Recentemente tem voltado para o domínio público, dois grandes obras plásticas que permaneciam escondidas. Casualmente, dois murais, dois expoentes dessa arte popular, dessa arte que se concebe pela exibição massiva, que estavam recluídos em diferentes edifícios portenhos. O caso mais notório é o do mexicano Siqueiros no porão da Casa Rosada, mais também nós temos que adicionar o do argentino Quinquela Martín, em um edifício do Poder Judicial.
O mural "Ejercicio Plástico" (exercício público) de David Alfaro Siqueiros, está localizado na antiga "Aduana Taylor" do porto de Buenos Aires, o primeiro edifício público da capital argentina inaugurado em 1857 e que agora ocupa a fachada posterior da Casa Rosada. Foi pintado em 1933 no porão de uma casa nos subúrbios de Buenos Aires com a colaboração de colegas argentinos e uruguaios.
Diferente é o caso de "Construcción de desagües" (Construção de desaguamentos) de Benito Quinquela Martín. O grande pintor argentino, conhecido pelas suas paisagens do Porto de La Boca e seus retratos do trabalho das classes obreiras, mede 7 x 9 metros e se localiza em uma sede do Poder Judicial na rua Marcelo T. de Alvear 1840. Foi pintado em 1937, mais restaurado recém no ano passado, logo que o edifício voltara ser público em 2006.
A beleza de ambas as obras escondidas pode ser apreciada qualquer dia, agora que eles têm recuperado seu verdadeiro espírito: a exibição pública e massiva. Uma curiosidade é que entre os artistas que colaboraram com Siqueiros para completar o seu mural na Casa Rosada, estava o próprio Quinquela Martín. Ademais, o mexicano foi acompanhado por outros gênios das artes plásticas argentinas como Berni e Spilimbergo.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment