Na atualidade, quase não há trâmueis circulando pela cidade, mais no fim do século XIX e começo do século XX, estes transportes definiram a transformação de Buenos Aires na megalópole que hoje conhecemos. Hostel Colonial te traz uma breve história do trâmuei e também te conta as opções que você tem ainda hoje para viajar de trâmuei na cidade.
Os primeiros trâmueis apareceram no ano 1863: eram
pensados como complementos do trem e levados por cavalos. Buenos Aires quase
não possuía um sistema de transporte público por esses anos. O primeiro
recorrido unia a estação de trem de Retiro e a Plaza de Mayo. Logo veio a que
unia a outra grande estação terminal, Constitución, com a mesma praça do Centro
portenho.
Só 15 anos depois, os trâmueis cobriam a cidade
inteira. Duas grandes companhias tinham o serviço: “Tramway Anglo Argentino” e
a “Cia. Ciudad de Buenos Aires”. Por 1880, Buenos Aires era conhecida como “A
cidade dos trâmueis”. Recém em 1896 chegou o trâmuei elétrico e com este a
grande expansão do serviço. O máximo apogeu da rede foi em 1920: 875 km de
vias, 3.000 carros e 12.000 empregados.
O que marcou o fim do trâmuei foi a aparição do
serviço de metrô em 1912. Houve um ressurgimento nos começos dos anos 60 do
século passado, mais em 1961, o sistema foi eliminado pelo déficit comercial.
Hoje, você pode viajar num carro clássico no bairro de Caballito que conserva o
passeio chamado de “O Trâmuei Histórico”. Também há um trâmuei moderno com
quatro estações em Puerto Madero.
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