Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Saturday, January 10, 2009

BRASILEIROS, FIM DE SEMANA EM BUENOS AIRES? HOSTEL COLONIAL OFERECE UM PASSEIO POR O DISTRITO DE SAN ISIDRO

San Isidro - Buenos Aires - Argentina

1º Circuito Turístico

Visitando uma das zonas residenciais mais antigas da localidade, este circuito começa na Praça Municipal, chamada Plaza Mitre, construida em dois niveis sobre um barranco nucleando desde um começo da vida religiosa, política e social dos sanisidrenses.
No seu nível inferior se destaca o Reloj Floral, instalado no ano de 1913, e o primeiro com suas caracterisiticas na América do Sul, enquanto que no nivel superior, todos os domingos e feriados se realiza aí a tradicional Feira de Artesaos.
Na frente dessa praça se encontra a Quadra Municipal, aonde se pode apreciar construçoes antigas de variada arquitetura, como o edificio do Honorável Conselho deliberante de San Isidro, O Teatro Municipal do Velho Conselho, A casa de Fernando Alfaro que foi o primeiro Intendende Municipal e Chalet de las Brisas. Esse último se localiza diagonalmente à Catedral de San Isidro, templo religioso de estilo neogótico, cuja construçao data do ano 1898.
Para finalizar o passeio, nada melhor que um recorrido pelas casas e estâncias que pertenceram a familias da aristocracia portenha. Em primeiro lugar, a Casa dos Anchorena, que chama a atençao pelo contraste dos diferentes estilos utilizados na construçao e em particular seu patio interno de estilo renascentista espanhol. Hoje em dia aloja o Colégio San Juan el Precursor.
Continuando com o circuito traçado, chegamos à Zona de las Quintas (sítios), destacando-se o sítio los Ombúes onde atualmente funciona o Museu, Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal Dr. Horácio Beccar Varela declarado Monumento Histórico Nacional em 2007, o mirador dos 3 ombúes e o sítio Los Naranjos, que pertenceram a Mariquita Sánchez de Thompson(uma das personalidades mais reconhecidas da época colonial), junto ao sítio La Porteña, solar onde viveu Luís Vernet, que seria o primeiro governador das Ilhas Malvinas.

2º Circuito Turístico

Partindo da Direccion de Cultura, um passeio baixo a tradicional arborizada Avenida del Libertador, nos permite descubrir e visitar as pintorescas lojas de antiguidades localizadas na avenida. À poucas quadras do lugar, em Rivera Indarte 48, se encontra o histórico casarao que pertenceria ao Brigadeiro General Juan M. de Pueyrredón, onde passaram personalidades ilustres como o Gral. San Martín e D.F. Sarmiento, entre outros. Hoje em dia aloja o Museu Municipal que leva o nome de Brigadier.
O recorrido continua pela rua Roque Saenz Peña, aonde se encontra a entrada principal de um dos clubes de rugby mais reconhecidos do bairro, o Club Atlético San Isidro (CASI), do qual se pode destacar também a arquitetura original de suas instalaçoes.
Uma boa proposta para o descanso, é um passeio pela Rua Belgrano, com sua ampla oferta de negócios e locais gastronomicos. A poucos metros da estaçao San Isidro e uma vez atravessada a praça Hipólito Yrigoyen se encontra a entrada principal do Hipódromo de San Isidro, excelente opçao para finalizar esse circuito.

3º Circuito Turístico

Na zona da ribera sanisidrense, a natureza combina com as construçoes históricas e modernas que caracterizam esse particular setor de San Isidro. Este circuito brinda a possibilidade de conhecer aqueles lugares públicos, como os Parques de La Ribera, recuperados pelo municipio, com a finalidade de disfrutar da tranquilidade e imensidao do Rio de La Plata e obter, desde o Espigon Pacheco, uma das mais lindas vistas da cidade de Buenos Aires. Continuando o recorrido se encontra a estaçao Barrancas, onde todos os Sábados, Domingos e feriados se pode visitar a Feira de Antiguidades e continuar aproveitando a variada oferta gastronomica da zona. A poucos metros dalí, a Reserva Ecológica Municipal brinda a possibilidade de descubrir e conhecer ainda mais a paisagem autoctona da ribeira do rio. Tao atraentes como os lugares já mencionados, é o mirador de R.S. Peña y el río.
Depois, a diversidade de serviços que se oferecem ao longo do recorrido do Trem Turístico e ao seu redor, se podem disfrutar circulando pelas suas ruas paralelas ou por bicisenda, fazendo uma parada emc ada uma das estaçoes, finalizando o recorrido no centro comercial, gastronomico e de entretenimentos da Estacion San Isidro do trem.

4º Circuito Turístico

Depois de visitar a Estaçao San Isidro, este circuito recorre a zona náutica, localizada mas margens do Arroio Sarandí. Alí se pode ver diferentes tipos de embarcaçoes e a maioria dos clubes nauticos da regiao, se destacando pela sua trajetória, o Clube Nautico San Isidro.
Já sobre a rua uriburu, o Boating Club impressiona por sua beleza, que se diferencia por possuir amarra própria em cada uma de suas residencias. Pertinho dele se encontra o Monumento aos 33 Orientais.
Após um merecido descanso na Estaçao Punta Chica, um passeio pelas barrancas permite descubrir em primeiro lugar o sítio de estilo colonial da familia Migens, e posteriormente a casa - hoje propiedade da UNESCO - que pertenceu à escritora Victoria Ocampo, por onde passaram personalidades da literatura do século XX. Sobre a Avenida del Libertador, se sobressai pelo estilo arquitetonico o Colégio Marín.
Ao continuar e finalizando o passeio, vemos a Paróquia Santa Maria de la Cruz, de simples arquitetura, e poucos metros adiante o edifício da Biblioteca Popular J.M de Pueyrredón, uma das mais consultadas por sanisidrenses.

5º Circuito Turístico

Este circuito nos permite apreciar a tranquilidade de uma das zonas residenciais de San Isidro, chamada Barrio Parque Aguirre, que se diferencia pela sua distribuiçao em forma circular ao redor da Praça J.M de Pueyrredón.
Depois de uma visita às lojas de antiguidades, uma ampla oferta gastronomica se apresenta na Avenida Del Libertador, onde seus bares, pubs e restaurantes se transformam cada fim de semana em um polo de atraçao para o público jovem.
Continuando o recorrido, sobre a avenida, encontramos a Igreja Nossa Senhora de Fátima, cujo estilo arquitetonico difere dos templos religiosos tradicionais. Junto à ela se localiza o Teatro de la Cova.
Já sobre a rua Alvear, uma zona residencial característica da localidade de Martinez, convive harmoniosamente com o variado centro comercial dos arredores da estaçao. Após um passeio de compras, a vista da Posta del Triunfo(hoje em dia um restaurante) nos permite conhecer a arquitetura bonaerense utilizada a finais do século XIX.
Finalizando o recorrido, sobre a rua Pacheco e Avenida Del Libertador se pode observar o Conviento Siervas de Maria de estilo colonial. Continuando a descida da barranca ao chegar ao rio, o Espigón de Pacheco, Parque de la Ribera, localizado frente à Estaçao Anchorena convidam ao descanso frente ao Río de la Plata.

6º Circuito Turístico

Este circuito parte do centro de entretenimentos, localizado na frente da praça Hipólito Yrigoyen. Depois de passar pela plazoleta Don Ernesto de las Carreras se encontra a sede do Jockey Club Golf de San Isidro, com sua arquitetura de estilo Tudor, seus magnificos jardins e seus dois campos de golf de 18 buracos.
Na rua Diego Carman, junto a um pequeno e atraente centro comercial e gastronomico, está a entrada às pistas de entretenimento do Hipodrómo de San Isidro, onde todas as manhas se pode apreciar bem de perto, o espetáculo do trabalho de mais de mil cavalos de corrida. De frente para a Colectora de Ruta Panamericana, se impoe por sua beleza natural o campo público da Associaçao Argentina de Golf sede Vila Adelina.
Localizado quase na frente desse ponto, cruzando a ruta mencionada, há um centro comercial composto pelo Unicenter, o shopping mais grande da Argentina e vários outlets que convidam a um passeio de compras, antes de entrar no centro gastronomico Boulevard Rocha aonde os restaurantes de bom nível permitem disfrutar desde a tradicional parrillada até a cozinha internacional.
Uma boa opçao para continuar com o recorrido, pode ser caminhar baixo às arvores da Avenida de la Unidad Nacional, ou também ingressar ao Hipodrómo de San Isidro, visitando suas instalaçoes e seus parques.
Finalizando o recorrido, a visita à plaza del maestro, de onde observamos alguns elementos que recordam aos caídos nas Ilhas Malvinas, sao o passeio obrigatório para pegar a avenida que permite chegar ao novo edificio municipal, depois de observar o centro comercial de Acassuso e o Túnel de Tipas que contornam as vías do trem.

7º Circuito Turístico

Este circuito permite conhecer uma das zonas mais jovens da regiao.Na rótula Juan Perón localizada na rua Thames e Avenida Fondo de la Legua, se
encontra o ícone da Argentinidade, que evoca à Chacara de los Marquez, onde se alojaram as tropas do Gral. Liniers que avanzavam pelo "Camino del Fondo de la Legua" no ano de 1806 para a reconquista de Buenos Aires. O centro gastronomico da avenida Fondo de la Legua oferece a oportunidade de degustar a deliciosos pratos em ambientes cálidos e com
a melhor atençao.
Na Avenida Marques se impoe por sua arquitetura o Centro Familiar Don Bosco, com sua Capela San Juan Bosco, que merece uma visita.
Más adiante, sobre a Avenida Juan Fernandez, um atrativo centro comercial e gastronomico, permite vivenciar os costumes de uma das zonas residenciais mais caracteristicas, Lomas de San Isidro.
Um dos clubes tradicionais desse bairro é o San Isidro Golf Club, o qual possui um excelente campo, de 18 buracos. Já na Avenida Blanco Encalada passando por uma ampla oferta de comercios e lugares gastronomicos se encontra um dos clubes de rugby da zona, o San Isidro Club (SIC).
Voltando ao ponto de partida desse circuito, um reduzido grupo de restaurantes
localizados sobre a colectora da Ruta Panamericana, te permitem disfrutar o ultimo trajeto do recorrido.


San Isidro em Flickr , um convite de Hostel Colonial

1 comment:

Anonymous said...

Eu adorei Buenos Aires.