Thursday, July 1, 2010
CURIOSIDADES DA PRAÇA DO CONGRESSO (Por Hostel Buenos Aires)
Uma das praças mais simbólicas de Buenos Aires, junto à Plaza de Mayo (Praça de Maio), é a Plaza del Congreso (Praça do Congresso). Na realidade, é un conjunto de três praças, entre as ruas Entre Ríos, Rivadavia, Hipólito Irigoyen e Virrey Ceballos. Ademais de formar parte das clássicas postais portenhas, tem uma série de monumentos significativos e curiosas histórias como essa que lhe da seu nome popular de Praça dos Dois Congressos.
As praças que compõem o agrupamento são: Plaza Lorea (a mais distante do Congresso), Plaza Mariano Moreno (no meio) e a Plaza del Congreso (à frente do mesmo). Esta última é conhecida como Praça dos Dois Congressos. O mito diz que o nome se deve a que o Congresso tem debaixo una estrutura similar, como espelho, que são seu alicerce e subterrâneos. Embora a estrutura é similar ao descrito, a verdade é que o nome provem do monumento principal que homenagea os dois congressos que constituiram a pátria em 1813 e 1816.
A construção das praças foi feita no Centenário da Nação, em 1910, com a ideia de manter grandes espaços abertos e que recebam a luz do sol, segundo a tradição da época. Anteriormente, existia uma pequena lagoa que foi recheiada para construir o espaço verde. Na zona norte da Plaza Lorea está o monólito que estabelece o Km. 0, desde onde se contam as distâncias no nosso pais.
Entre as praças há monumentos de vários ex presidentes e homens importantes da pátria como Mariano Moreno, Ricardo Balbín, Alfredo Palacios e José Manuel Estrada. Além do mencionado Monumento dos Dois Congressos, que pode se visitar e permite uma bonita vista desde suas escadarias. À frente da praça, na esquina de Callao e Rivadavia, está a tradicional Casa do Moinho, um café de 1860 que pronto será restaurado.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment