Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, December 7, 2010

CARYBÉ, O PINTOR BAIANO-PORTENHO (Por Hostel Buenos Aires)


Curiosa é a história do Carybé, um pintor nascido em Buenos Aires e que logrou a fama no Brasil, pais que o adotaria para sempre. Héctor Julio Paridé Bernabó nasceu em 1911 em Buenos Aires e morreu há 13 anos em Salvador de Bahia. Foi um pintor, gravurista, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista que se estabeleceu no Brasil e adotou a nacionalidade brasileira.

Em dezembro e janeiro, o mais portenho dos baianos volta para sua cidade natal através de uma completa exibição na Embaixada do Brasil. Carybé foi um retratista único da vida do norte do Brasil, das tradições baianas e dos povos latino-americanos, em quase 5000 obras repartidas em lugares tão dissimiles como o aeroporto JFK de Nova Iorque ou o Museu Afro-brasileiro de Salvador, entre outros.

Seu peculiar apelido chegou quando era um pequeno scout no Rio e Carybé (um tipo de piranha) era o seu nome identificatorio. Ele teve o honor de ilustrar livros famosos do seu amigo Jorge Amado e o excepcional trabalho “Cem anos de soledade” de Gabriel García Márquez e ainda foi “Obá de Xangô”, título honorífico do candomblé. Um artista que sempre trabalhou baixo a perspectiva da integração, pela arte, dos países latino-americanos.

A exposição apresenta 73 obras, como pinturas ao óleo, desenhos, esculturas e ilustrações produzidas pelo Carybé na Argentina, na Bolívia, na Itália e no Brasil. Haverá também uma exibição de vídeos inéditos, que mostram ao artista trabalhando, revelando a sua intimidade. Até fins de janeiro do ano que vem de segundas a sábados, a exposição pode se desfrutar muito perto do nosso Hostel Colonial, na Embaixada do Brasil.

No comments: