Thursday, July 7, 2011
RENOVAÇÃO DO MUSEU DE BELAS ARTES
O Museu Nacional de Belas Artes –MNBA- de Recoleta (Avenida del Libertador 1473) reinaugura hoje as salas do piso térreo. Com uma nova proposta museógrafa nas 24 salas e a inclusão de uma considerável parte da coleção que tinha permanecido nas diferentes bodegas por falta de lugar para exibi-la, o museu de arte mais importante do país se renova.
O conceito museógrafo procura incorporar o rol relevante dos edifícios dos museus na atualidade: não são só espaços de conservação patrimonial e de exibições, senão também marcos urbanos que modificam os perfis e a vida cultural das cidades. Esta renovação se moldura em um ambicioso projeto de reforma e ampliação arquitetônica que está se desenvolvendo.
O objetivo museógrafo é renovar o jeito de visitar o museu, gerar um circuito mais dinâmico e menos contemplativo. Muitos dos roteiros das salas têm sido reformulados e melhorados. Além disso, a iluminação e a distribuição das obras no espaço foram outros parâmetros considerados. Outro dos grandes objetivos da reforma é poder incluir parte do amplo acervo do museu que não podia ser exposto por falta de espaço.
A proposta mais radical é a presencia da arte argentino do século XIX no piso térreo, compartilhando o recorrido com seus contemporâneos europeus. Assim, se abre a chance de ingressar nas salas olhando a arte argentina republicana, e não só com a arte europeu: uma dívida pendente com a tradição cultural americana. Não perca –desde hoje- a nova cara do nosso museu principal.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment