Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, March 22, 2012

LITERATURA E REVOLUÇÃO NO MUSEU DE BELAS ARTES


Até 20 de maio, o Museu Nacional de Belas Artes (Avenida Del Libertador 1473) exibe a amostra “Claridad: la vanguardia em lucha (1920-1940)” (Claridad: a vanguarda em luta). O objetivo da mesma é de completar a visão da vanguarda literária argentina de começos do século XX. O Grupo Boedo, libertário e revolucionário e a sua editorial Claridad, como expressão de resistência frente à vanguarda modernista Martín Fierro.

Estes artistas estavam profundamente associados às temáticas sociais e enfrentados aos defensores do lema “a arte pela arte” da vanguarda de Florida, da revista Martín Fierro (que contava nas suas filas com Borges e Girondo, entre outros). As lutas obreiras e políticas, a preocupação social e a revolução eram os ideais que volcavam na sua proposta estética. Localizados no bairro obreiro de Boedo, achavam que a literatura devia ser revolucionaria.

Inspirada nos movimentos socialistas e anarquistas de fins do século XIX, eles tinham seus referentes internacionais no pensamento francês, alemão e russo. A convicção pacifista destes artistas também se traduz nas suas obras e nas portadas dos livros e revistas da editorial Claridad. A exibição inclui fragmentos de cinema carregados de denuncia social e de um grande potencial estético.

Os artistas do povo chegam ao maior museu da Argentina e você não pode perder a chance de visitar esta amostra única.

No comments: