Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, October 23, 2012

A MARAVILHOSA PASSAGEM RIVAROLA



A passagem Rodolfo Rivarola é uma das ruas mais curiosas e bonitas da cidade. Localizada na maça das ruas Bartolomé Mitre, Perón, Talcahuano e Uruguay, tem um desenho único de estilo francês. Criado no ano 1924 para a companhia de seguros “La Rural”, a passagem tomou seu nome atual em 1957 quando a empresa se mudou e a cidade decidiu homenagear a um filósofo argentino do século XIX.

As fachadas dos edifícios que compõem a passagem são idênticas, simétricas, como se estivessem refletidas em um espelho (de aí que muita gente o conheça como A Rua em espelho). A passagem tem um gêmeo em Paris que também conta com os oito edifícios de cinco chãos cada um com fachadas homogêneas. A simetria é uma verdadeira marca do espírito da época racionalista que o inspirou.

Na passagem há duas lojas muito tradicionais da cidade. A primeira é a “Casa Raab”, uma relojoaria conhecida como “A Chacarita dos relógios”  (lembrando do cemitério da Chacarita, pela tranquilidade do lugar). Esta loja tem um característico relógio na fachada que combina perfeito com o espírito da passagem. Outra loja é a livraria especializada em desenho “Assunto Impresso”, um clássico da boemia do Centro.

O lugar tem sido escolhido muitas vezes por trabalhadores que tentam sair da voragem do Centro por uns segundos, e por diretores de cinema que aproveitam a particular estética da rua para filmar. Os casos mais famosos são os filmes argentinos: Roma (2004) e Horizontal/Vertical (2009).

No comments: