Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, June 11, 2013

O EDIFÍCIO DA CASA DO TEATRO

A Casa do Teatro é um dos edifícios mais originais da nossa cidade. Localizado na Avenida Santa Fe 1243 (só 10 quadras longe do nosso Hostel Colonial) está dedicado a proteger e albergar atrices e atores. Foi criada pela esposa de um presidente argentino que era cantante lírica e fanática do teatro. Em uma época difícil para os artistas, seu objetivo era, justamente, criar uma casa para todos os que a precisaram.

O arquiteto Alejandro Virasoro foi o encarregado de desenhar este edifício que é um dos maiores expoentes da Art Decó em Buenos Aires. A construção incluiu novos materiais para esse tempo como aço inoxidável, mármores e formas aerodinámicas. Virasoro era um vanguardista nos anos 20 e decidiu improvisar com a pirâmide escalonada que culmina a obra e que tem as caras alegres e tristes que são símbolos do teatro.

A inauguração da obra foi o 5 de janeiro de 1938, a data do aniversário de Regina Pacini de Alvear (a criadora do projeto) com uma grande festa onde, evidentemente, o teatro foi o grande protagonista.

Dentro do edifício funciona um museu com fotografias e objetos que retratam a época dourada do teatro argentino. Também há uma sala especialmente dedicada a o cantor (e ator) Carlos Gardel, estrela do primeiro cinema argentino.

No comments: