Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, September 17, 2013

O TEATRO VERDI: UM ESPAÇO ÚNICO

O Teatro Verdi (Almirante Brown 736), localizado no sul da Cidade de Buenos Aires, no bairro de La Boca, é um dos teatros com mais história da cidade. O lugar que homenageia ao grande compositor italiano tem alojado lírica, tango, política e até futebol. Fundado em 1878, há 112 anos, seu nome ia ser “Vizinhos de La Boca”, mais como a primeira obra era de Verdi, se decidiu por o nome do maestro da ópera italiana.
O cenário e as velhas madeiras que o recobrem estão intactas. As cores verde, dourado, branco e rosa dão um marco clássico. Uma carta escrita por Verdi em agradecimento ainda se conserva no lugar. Acompanha o grande busto do compositor colocado em 1905 no frente do teatro como um símbolo. Também nas salas de exibição do primeiro chão que se chamam de: Rigoletto, La Traviata, Il Trovatore, Nabucco, Aída ou Falstaff.

Pelo teatro desfilaram grandes figuras da lírica como: Benniamo Gigli e Enrico Caruso. Também artistas de tango como: Carlos Gardel, Juan Maglio, Francisco Canaro, Roberto Firpo, Eduardo Arolas, Genaro Espósito, Luis Bernstein, Vicente Loduca, Vicente Greco e Samuel Castriota, entre outros.

Também no teatro, em 1903, se realizou o lançamento do candidato socialista Alfredo Palacios (quem seria o primeiro deputado socialista de América) e se fundou o Partido Comunista Argentino (1918) e a Associação de Trabalhadores do Estado (1925).O futebol, sempre presente na nossa cultura também está no Verdi: as primeiras assembleias dos maiores times do país (Boca e River) se realizaram aqui.

No comments: