Thursday, October 7, 2010
CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2011 (Por Hostel Buenos Aires)
O ano próximo a nossa cidade terá a honra de ser a Capital Mundial do Livro. Uma distinção que outorga a UNESCO a cidades que destacam pela sua produção literária e pela contribuição cultural. A escolha anual da capital do livro acontece desde 2001, procurando reconhecer a qualidade das urbes nos seus programas pela promoção do livro, o fomento da leitura e a expansão da indústria editorial.
A primeira foi Madri (2001) e seguiram grandes cidades como: Alejandría (2002), Nova Delhi (2003), Amberes (2004), Montreal (2005), Turin (2006), Bogotá (2007), Ámsterdam (2008), Beirut (2009) e Liubliana (2010). Em 2011, em Buenos Aires, se cumplirá o décimo aniversário da criação da Capital Mundial do Livro e não só os portenhos estão convidados nesta celebração: todos os amantes dos livros terão seu lugar.
A apresentação de Buenos Aires, enfatiçou seus atributos em torno do livro: seus circuitos literários, as infinitas livrarias que alojam a cidade e os grandes escritores que tem honrado as letras argentinas (Borges, Cortazar, Arlt, Sabato, Bioy Casares, as irmãs Ocampo, entre outros). Junto com esto, destaca as campanhas para favorecer a leitura e as diferentes polìticas públicas que apoiam este fim.
Se valoriçou também a relevância regional e para as letras hispânicas da famosa Feria do Livro que se realiza cada ano na cidade. Buenos Aires e as suas livrarias sobre as avenidas de Mayo, Corrientes, Callao ou Santa Fe, se vestem com suas melhores galas no ano próximo para receber aos amantes das letras e homenagear à cultura mundial.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment