Thursday, October 21, 2010
A CONFEITARIA DO MOINHO (Por Hostel Buenos Aires)
Buenos Aires é uma cidade que tem uma famosa vida de bares. Célebres são o Cafe Tortoni (no Centro), Las Violetas (no bairro de Almagro) ou La Biela (no bairro de Recoleta). Sem dúvida, uma grande ausente desta lista é a tradicional Confeitaria do Moinho. Um bar à frente do Congresso que marcou boa parte da nossa história e cuja mística foi fechada em 1997. Hoje, um projeto procura recuperá-lo, mesmo como aconteceu com o Café de los Angelitos (em Balvanera) que visitava Carlos Gardel.
Esta tradicional confeitaria, bar e restaurante, se inaugurou em 1917. Seu nome provem do primeiro moinho de farinha da cidade, que se instalou uns anos antes perto dessa esquina. Um destacado arquiteto se encarregou de construir o magnífico edifício, terminado em 1971, logo de finalizados os trabalhos da Praça do Congresso. 80 anos de funcionamento se detiveram em 1997 quando os donos decidiram fechá-la.
Valioso expoente do Art Nouveau na nossa cidade, seus materiais construtivos viram da italia (mármore, bronze, cerâmica, cristaleria e 150 metros quadrados de vitraux). Entre suas delícias, destacava o merengue, o panettone de castañas e a sobremesa chamada de Imperial Ruso. Pelas suas mesas desfilaram pessoagens como: o Príncipe de Gales, Eva perón, Carlos Gardel, Madonna (quem filmou alí seu vídeo “Love don’t live here anymore”) e vários presidentes argentinos.
Este Monumento Histórico Nacional, tem conseguido ditame na comissão de cultura da Câmara de Deputados para a sua recuperação. Um símbolo da vida cultural e política de Buenos Aires prepara seu retorno. Enquanto isso, o edifício mantem (ainda descuidada) sua beleza exterior que vale a pena admirar.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment