Thursday, February 24, 2011
CARROSELES PORTENHOS (Por Hostel Buenos Aires)
Um clássico da saudade portenha, uma postal urbana pouco retratada mais significativa para todos os habitantes de Buenos Aires são os carroseles (calesitas, em argentino). Partes fundamentais da infância da maioria dos portenhos cada vez ficam menos, e hoje são figurinhas difíceis de encontrar nas praças da cidade. Felizmente, desde há três anos, foram declaradas Patrimônio da Cidade e quase 45 se conservam.
Nenhuma imagem é mais fotográfica que um carrossel da cidade. Imagem que será preservada graças a ser considerado Patrimônio da Cidade. Hoje estranhas, ainda houve um tempo em que dominavam as preferências da infância. São tão antigas no nosso território que a sua presencia se remonta ao século XIX. A primeira esteve entre 1867 e 1870 no Bairro do Parque, na área que hoje ocupam o Teatro Colón e o Palácio Dos Tribunais (atual Praça Lavalle).
O primeiro carrossel argentino começou funcionar em 1943, em um terreio da atual esquina da Avenida Rivadavia e Hidalgo (bairro de Caballito). Lá esteve até 1946 quando mudou para o Jardim Zoológico. A Página Calesitas Porteñas, recupera a tradição e contem informação sobre estes símbolos portenhos e a localização dos carroseles mais célebres. Desde aqui, te damos a lista das que estão localizadas perto do nosso Hostel Colonial:
Calesita Costanera Sur
Puerto Madero
Avenida Calabria, Rosario Vera Peñaloza e Julieta Lanteri.
Calesita Parque Lezama
San Telmo
Martín García, Defensa, Brasil e Paseo Colón.
Calesita Harrods
Retiro
Florida, San Martín, Córdoba e Paraguay.
Carrusel Clásico Patio Bullrich
Retiro
Avenida Libertador, Montevideo, Posadas e Libertad.
Carrusel de los Niños, Plaza Dos Congresos
Montserrat
Hipólito Yrigoyen, Entre Ríos, Avenida de Mayo, Presidente Luis Sáenz Peña e Rivadavia.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment