Thursday, March 10, 2011
A LINHA A: O METRÔ CLÁSSICO
Em Buenos Aires há muitos médios de transporte, mais um deles é especial: a linha A de metrô. O mais antigo dos metrôs portenhos - e de Sul América - foi inaugurado o primeiro de dezembro de 1913 (há quase 100 anos) e ainda hoje mantem muitas cosas daquela época. Os velhos vagões, as clássicas estações e o sistema de portas de apertura manual são curiosidades dignas de conhecer.
Nos começos do século XX, a cidade de Buenos Aires recebia milhões de imigrantes (maiormente europeus) que faziam daquela nascente cidade uma verdadeira metrópole. O tranvia e os trens (os sistemas de transporte por excelência da época) já não alcançavam para transportar aos milhares de trabalhadores que necessitavam chegar até o Centro. É assim que começa a construção da nossa rede de metrôs.
A primeira linha, na Argentina e em Sul América, foi a que unia a tradicional Plaza de Mayo, coração do Centro portenho e a Plaza Primera Junta, no bairro de Caballito. Atravessava a grande artéria urbana que é Avenida Rivadavia e levava à gente desde seus bairros até seus lugares de trabalho. Ainda na atualidade esta linha conta com mais 4 estações (duas inauguradas e outras duas por inaugurar), as velhas estações mantem a estética de um século atrás.
Uma empresa belga (La Brugeoise) construiu durante a década de 1910 os vagões que ainda hoje pode desfrutar. Predomina a madeira em assentos e paredes, o metal pintado de azul e amarelo no exterior, as velhas luzes com tulipa e as curiosas portas de apertura manual. Destacam as estações Perú e Congreso pela sua arquitetura e decoração com fotos de época que mostram a construção do metrô. Um passeio imperdível que você pode começar só 6 quadras do nosso Hostel Colonial (Estação Plaza de Mayo).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment