Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, September 8, 2011

ANIVERSÁRIO DAS GALERIAS PACÍFICO


Um dos edifícios mais bonitos da cidade cumpre 120 anos. As Galerias Pacífico, localizadas a 3 quadras do nosso Hostel Colonial, na maça das ruas Florida, Córdoba Ave., San Martín e Viamonte, são um dos centros comerciais mais importantes e tradicionais da cidade. Aqui te contamos a historia de um edifício que foi desde sede do Museu de Belas Artes até sede de um trem.

O edifício é obra do engenheiro Emilio Agrelo e o arquiteto italiano Roland Le Vacher. Originalmente foi projetado como sede de uma loja de departamentos “Au Bon Marché”, que seria uma das mais importantes da capital argentina. Estava inspirada nas maiores galerias européias contava com alguns adiantes tecnológicos da época como os elevadores mecânicos, a iluminação e a calefação centralizada.



Terminada em 1891, a construção nunca cumpriu o fim para o que foi destinada. A grande tenda nunca abriu e o edifício foi sucessivamente concessionado para um grupo de lojas menores. Em 1896, se converteu na sede temporária do Museu Nacional de Belas Artes e, em 1908, parte do edifício se vendeu ao Trem Buenos Aires ao Pacífico (de onde tomam o nome as atuais galerias).

Entre 1945 e 1947, com um entorno econômico mais favorável, o edifício foi remodelado. Então se construiu o atual emblema das Galerias: a magnífica cúpula com murais de Antonio Berni, Lino Spilimbergo, Juan Carlos Castagnino, Demetrio Urruchúa e Manuel Colmeiro. Em 1989, o lugar foi declarado Monumento Histórico Nacional e, nos começos de 1990 foi totalmente reparado para se converter no que hoje conhecemos.

No comments: