
Um dos parques mais importantes do sul da cidade é o Parque Lezama, no limite dos bairros de La Boca e San Telmo. Está bordeado pelas ruas Defensa e Brasil e as Avenidas Martín García e Paseo Colón. Segundo alguns historiadores, o parque se localiza no lugar onde aconteceu a primeira fundação de Buenos Aires em 1536. Um parque cheio de mágica e historia para você conhecer, muito perto do nosso Hostel Colonial.
Durante o século XIX o lugar era conhecido como a Quinta dos Ingleses, já que ali se construiu a mansão do diplomata inglês Charles Ridgley Horne. Em 1857, o terratenente José Gregório Lezama adquiriu o prédio e começou a florestação do mesmo. Será em 1894, quando o empresário morreu que os terreiros foram doados para a Municipalidade da Cidade de Buenos Aires. Aqui começaria a historia do Parque Lezama.
Nessa época o parque tinha um lago artificial, trocado logo por o atual anfiteatro (em 1914). Este pulmão verde também presenciou a construção (entre 1898 e 1901) da única Igreja Ortodoxa Russa do país, de estilo moscovita. Em 1931 as grades que rodeavam o parque foram retiradas para fazê-lo aberto para todo público. Atualmente, o espaço verde também conta com numerosas estatuas e tem várias férias artesanais.
O parque foi nomeado por muitos escritores argentinos. O relato mais conhecido é o de Ernesto Sábato na sua novela “Sobre Heróis e Tumbas”.
No comments:
Post a Comment