Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, February 28, 2012

O PRINCIPINHO E A FOCA


A Galeria Güemes é uma das mais famosas e bonitas do centro portenho. Não só pela ótima construção e ornamentos conhecida esta galeria: também pelas histórias dos seus habitantes. Entre estes, talvez o mais renomeado fosse o excêntrico francês Antoine de Saint-Exupéry, o escritor da novela “O Principinho”. Ele morou no departamento 605 da galeria alguns meses com uma estranha companhia: um filhote de foca.

Corria o ano 1929 e o escritor, que também era aviador, se encontrava trabalhando pela Aeropostal que tinha sede em Buenos Aires. Esta empresa realizava vôos para a Patagônia e o estremo sul. De uma dessas viagens é que o escritor (que ainda não escrevia sua obra chave, seria em 1943) trouxe a foquinha. Um bonito animal que vivia submergido na banheira do departamento, rodeado por barras de gelo.

Muitos vizinhos da época protestaram pelo cheiro do animal que invadia as suas casas. Mais o escritor não parecia escutá-los enquanto escrevia o conto “Voo Noturno”, publicado na França em 1931 e dedicado aos anos de voar embaixo do gigante e estrelado céu da Patagônia. O aviador-escritor foi embora da galeria em janeiro de 1931. Não há registros da época que indiquem o que aconteceu com a foca.

A Galeria Güemes está localizada na Rua Florida 165 e também tem entrada pela Rua San Martín 170. Aproveite de visitar quando visite Buenos Aires. A mesma está só 4 quadras longe do nosso Hostel Colonial.

No comments: