
Logo da construção do Palácio de Aguas Correntes (Avenida Córdoba 1950), uma das edificações mais elaboradas da cidade, nos começos do século XX, a empresa de águas da cidade construiu outras duas maravilhas arquitetônicas. Foram os depósitos dos bairros de Devoto e Caballito, obras maestras do novo renascimento francês. Ambos estão localizados nas zonas mais altas da cidade e são polos de distribuição do serviço.
O depósito de Caballito se encontra na maça das ruas Pedro Goyena, José María Moreno, Beauchef e Valle. Foi construído entre 1912 e 1914 e contem 12 tanques de aço em 3 andares diferentes. A estrutura arquitetônica exterior tem características palacianas e fachadas simétricas similares à pedra. Termina numa cúpula de base quadrada típica do novo renascimento francês.
O depósito de Devoto, também Área de Proteção Histórica, se localiza na maça das ruas Gualeguaychú, José Pedro Varela, Mercedes e Francisco Beiró. Foi construído entre os anos 1915 e 1917, na área mais alta da cidade de Buenos Aires. Este edifício destaca ainda mais do que o seu similar de Caballito dado que se localiza em uma zona de casas baixas.
Dois quase palácios que vale a pena conhecer si você estiver visitando a nossa cidade. Desde o nosso Hostel Colonial, você conta com ônibus que chegam até ambos os depósitos.
No comments:
Post a Comment