Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, August 28, 2012

ARQUITETURA E ARTE EM SAN TELMO



Na Avenida Paseo Colón, muito perto do nosso Hostel Colonial, há uma quadra que concentra grandes expoentes da arquitetura e a escultura portenha. Entre os números 800 e 900 da Avenida, se encontram dois edifícios imponentes e uma das mais famosas esculturas da cidade. Falamos do Ministério de Agricultura, Gado e Pesca e a Faculdade de Engenharia; e do Monumento “Canto ao Trabalho”.

O Ministério está localizado em Paseo Colón 922, é um conjunto de edifícios gêmeos que ocupa a maça inteira. O estilo combina elementos de diferentes correntes arquitetônicas: Tudor, neogótico e académico francês. O primeiro edifício, projetado em 1911, foi terminado e doado em 1919. O segundo edifício, se inaugurou em 1931, para a empresa petroleira argentina. Ainda no exterior sejam idênticos, no interior os elementos construtivos variaram.

A Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires (Paseo Colón 850) tem a sua sede principal aqui em San Telmo. A construção começou em 1951 para se converter na sede da Fundação Eva Perón. Quando o governo de Perón caiu, em 1955, o edifício foi destinado para seu atual fim, se utilizando recém em 1966. Um edifício imponente de 46 mil metros quadrados, cinco chãos, e múltiplas colunas dóricas que decoram a fachada.

Finalmente, em fronte da faculdade, está o Monumento “Canto ao Trabalho” (Paseo Colón 800), obra do escultor argentino Rogelio de Yrurtia. Um grupo escultórico de 14 figuras humanas, inaugurado em 1907. As figuras, em três agrupamentos, levam uma grande pedra simbólica. Inovador para a época, inclui mulheres e meninos na obra.

No comments: