Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Tuesday, March 26, 2013

A PASSAGEM COSTA



Localizada no bairro de Palermo, na Rua Medrano 1300, a passagem Costa es um das últimas exemplos arquitetônicas de uma época dourada. A mesma é um conjunto de 12 casas e 36 departamentos organizados aos lados da passagem. Sendo fechado nos anos 50, a rua conservou como poucas ruas da cidade a estructura e o arvoedo original. Hostel Colonial te conta a historia de esta passagem especial.

No ano 1924, o arquiteto Vittori completou a obra encarregada pela construtora Civalli Irmãos. O terreio não supera os 1200 metros quadrados e conseva intato o estilo francês. Desde Medrano se observa o desenho original das fachadas alternadas nas propiedades dos diferentes chaos. Os pares de portas têm dinteis iguais entre sim mais diferentes dos vizinhos (dois são retos e dois curvos). Esta alternância entre retas e curvas também se ve nas janelas: as portas curvas tem janelas retas e vice-versa.

Na entrada destaca o grande arco central. A grade superior e o portão de grades são o motivo decorativo que faz a passagem única. Acima do arco se ve a inscrição “Pasage Costa” que delata a época de construção, quando o espanhol ainda não escolhia entre a “g” o a “j” (atual) para palabras como “pasaje” (pasage) ou “garaje” (garage). O expertos dizem que também era um intento de nos apertar ao francês.
A passagem Costa é uma joia arquitetônica da cidade que merece ser visitada. Não perca a chance de conhecé-la se viajar para Buenos Aires.

No comments: