Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, July 18, 2013

UM EDIFÍCIO ÚNICO: LAS HERAS 2214

A faculdade de engenharia da Universidade de Buenos Aires tem um dos edifícios mais maravilhosos da cidade, e de um estilo único. A Sede de Avenida Las Heras 2214, no bairro de Recoleta, foi concebida entre os anos 1909 e 1910 e é a única construção neogótica monumental não religiosa da cidade. Hostel Colonial te conta a história de este monumento da nossa arquitetura cidadã.

O projeto definitivo pertenceu ao engenheiro civil e arquiteto Arturo Prins com a colaboração de dois arquitetos italianos, Francisco Gianotti e Mario Palanti. Desde a ideia original de um edifício Luis XIV até o estilo gótico final, o projeto sofreu muitas modificações. A construção começou em 1912 e terminou em 1925 com uma habilitação parcial. Os diferentes problemas de orçamento fizeram que nunca se pudessem terminar os revestimentos exterior e interior nem a torre principal.


Em 1939 rumores de erros nos cálculos e a morte de Prins detiveram definitivamente a obra. O mito, até hoje, disse que o arquiteto se suicidou quando soube destes erros, mais não é o que aconteceu. Além disso, a faculdade de Direito (para quem originalmente foi construído) começou nesses anos o projeto do atual edifício na Avenida Figueroa Alcorta. Em 1948, o edifício foi cedido para a faculdade de engenharia que o ocupa até hoje.

No comments: