Great prices, great services. Book Now! Reserve Agora!

Thursday, January 23, 2014

A MÁGICA DA ART NOUVEAU EM BUENOS AIRES

Buenos Aires é uma cidade lotada de maravilhosos edifícios. Muitas vezes elogiada pela sua arquitetura, agora chegou o reconhecimento para uma das mais bonitas amostras da Art Nouveau na cidade: El Ateneo-Grand Splendid. Alguma vez um dos cinemas mais visitados do Centro da cidade, hoje uma das livrarias mais importantes do mundo, o lugar foi distinguido pela Associação Argentina da Art Nouveau. Hostel Colonial te conta sobre este edifício histórico.
Localizado na Avenida Santa Fe 1860, o velho Teatro Grand Splendid foi uma iniciativa do empreendedor turístico Max Glücksmann, um fanático do cinema. Os arquitetos Peró e Torres Armegol lhe deram vida a este edifício de estilo eclético (pelos detalhes art decó, barroco e art nouveau). Foi inaugurado em 1919 com uma incrível cúpula pintada por Nazareno Orlandini e ciclos de espetáculos que convocavam à sociedade portenha toda.
Em 1926, o teatro se converte em uma sala de cinema e funciona até os anos 90. Abandonado durante esta década, no ano 2000, uma das maiores livrarias da cidade resgatou o edifício do olvido (e de um potencial destino como igreja evangélica) e abriu lá a maior sucursal da cadeia. Logo de tarefas de remodelação e recuperação, o público pôde voltar desfrutar este lugar sempre dedicado para a cultura.

Hoje, renovado e homenageado, El Ateneo-Grand Splendid é uma das visitas obrigadas da nossa cidade.

No comments: